Foto: Divania Batista |
Neste domingo, acontece em Castanhal, nordeste paraense, a mais antiga e uma das mais belas festas religiosas do interior do Estado, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Trata-se do Círio de Macapazinho, que chega a sua 84ª edição. A agrovila de Macapazinho, a cerca de 10 quilômetros da sede de Castanhal, espera receber centenas de fiéis para a procissão, que é dividida em duas partes - fluvial e terrestre.
O Círio marca a abertura de todas as festas “marianas” no Pará. O início está previsto para as 8h, na comunidade de Boa Vista, uma agrovila vizinha a Macapazinho, onde será realizada uma breve celebração na Capela de Santa Cruz e a troca do manto da virgem. De lá, a romaria fluvial sai em direção a Macapazinho.
Segundo Teodoro Monteiro, um dos organizadores do evento, o Círio movimenta a região com fiéis que de vêm de vários municípios. “Este momento é para renovarmos a nossa fé e trabalharmos em prol de um bem comum, homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Todos nós temos muito que agradecer à santa, por isso esperamos um número recorde de participantes este ano”, conta emocionado.
A meta é de que a romaria fluvial reúna cerca de 20 pequenas embarcações, incluindo a barca que conduz a berlinda ao longo dos oito quilômetros do rio Apeú até a agrovila de Macapazinho. A romaria deve chegar ao trapiche de Macapazinho uma hora após o início do trajeto e será recepcionada pelos fiéis. A imagem será conduzida pelas escadarias para ganhar as ruas estreitas da agrovila durante a procissão terrestre, que deve durar cerca de 40 minutos.
O bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzelletti, celebrará a missa campal em frente à igreja da Paróquia de Cristo Rei, marcando o encerramento da programação. Com colaboração de Elias Santos.
fonte: Diário do Pará
1 comentários:
Write comentáriosEste blog continua ótimo, parabéns!
ReplyÉ a festa da Rainha da Amazônia se preparando para nos encantar mais uma vez!
A paz e Cristo! Até breve.
EmoticonEmoticon