Hoje em nossa Paróquia será realizada a confissão comunitária, nas Capelas de Sant’Ana, São Francisco, Santa Maria e aqui na Igreja Matriz, a partir das 19h, e neste post veremos as condições indispensáveis para fazer uma boa e frutuosa confissão.
A confissão, é a celebração do amor que perdoa, e deve ser uma celebração de alegria, com sabor pascal, que expressa a ação do Espírito de Jesus ressuscitado. A graça de Deus, uma vez perdida por causa do pecado, é reconquistada pelo arrependimento. Em nós, o perdão é a atitude que mais nos aproxima de Deus, que nos torna filhos e filhas parecidos com o Pai. O perdão é a máxima expressão da bondade, da misericórdia, enfim, do amor de Deus por nós, "o amor apaixonado de Deus por seu povo, pelo homem, é um amor que perdoa".
Tudo o que fazemos de bom ou ruim, por mais oculto que seja, tem repercussão comunitária e social. Toda confissão deve ser preparada por um dedicado exame de consciência, feito no silêncio, na tranqüilidade, no recolhimento que favoreça a reflexão e a análise de si mesmo. Ele deve ser o confronto de nossos atos e atitudes com algumas balizas da nossa fé e de nosso seguimento de Jesus Cristo, como as bem-aventuranças ou alguma outra página dos Evangelhos, os mandamentos da lei de Deus, os mandamentos da Igreja etc. Em seguida, é bom assumir uma atitude humilde de reconhecimento e aceitação das próprias faltas, evitando justificações e desculpas. Por fim, vale a pena enumerar os pecados cometidos, para só então procurar o sacerdote para celebrar a reconciliação.
São condições indispensáveis
para se realizar uma boa e frutuosa confissão:
- Exame da própria consciência.
- Arrependimento real dos pecados cometidos.
- Propósito sincero de conversão, de mudança de vida, de abandono do pecado.
- Confissão dos próprios pecados ao sacerdote que, nesse ato, age na pessoa de Cristo e representa a Igreja, que perdoa. O padre dá uma penitência como demonstração de alegria pelo perdão, e disposição para uma vida nova.
- Absolvição, perdão dos pecados.
EmoticonEmoticon