Reconhecidos em todas as partes do mundo por sua atuação, sobretudo, voltada para os mais pobres, a Congregação dos Padres do Espírito Santo, da qual pertence o novo Bispo Auxiliar de Belém, padre Teodoro Mendes Tavares, é rica em história e missão.
Com 126 anos somente no Brasil, os espiritanos começaram sua caminhada no país por Belém, com um carisma que surgiu bem antes, na França. A defesa da vida e o apoio às pessoas necessitadas é a principal meta desses missionários, que visam, principalmente, o desenvolvimento humano, social, econômico e cultural através de projetos que promovam a integridade da dignidade das comunidades pobres.
Estimativas mais recentes apontam que a congregação é formada por cerca de 3 mil religiosos, padres e irmãos, atuando em mais de 60 países em todos os continentes.
No Brasil, há 104 sacerdotes espiritanos, a maior parte em missão na Amazônia, mais especificamente, em Tefé, no Amazonas, local onde padre Teodoro, Bispo Auxiliar eleito, também trabalhou até o final do ano passado. Os primeiros espiritanos chegaram em Belém em 1885 e logo depois foram para Manaus.
Atualmente, existem comunidades espiritanas nos estados do Acre, Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e no Distrito Federal.
fonte: Jornal Voz de Nazaré
EmoticonEmoticon